07 atitudes que você não deve ter com o seu dinheiro

Planejamento
date_range 03/04/2019
chat_bubble 0

Talvez você possa achar esse título bem engraçado, mas é aquela história né, nada está tão ruim que não possa piorar.

Se você se encontra em uma situação financeira ruim, se faz necessário tomar cuidado, pois existem algumas atitudes que podem piorar ainda mais os números da sua conta bancária e te deixar mais pobre.

No Brasil grande parte da população se encontra na denominada “classe média” e uma pequena parcela está dividida entre os ricos e “miseráveis” não costumo usar muito esse termo, mas quando o uso estou tratando de pessoas que se encontram em extrema situação de pobreza.

Se você está lendo essa matéria provavelmente se encontra no grupo da classe média e não pretende decair ainda mais em relação ao seu status financeiro, por isso nesse artigo irei mostrar a você 7 atitudes que te deixam mais pobre e que por isso devem ser evitadas.

1.  CONSUMISMO DESENFREADO

Vivemos em um sistema político-econômico onde tudo gira em torno do capital, ou seja, do dinheiro, as pessoas trabalham além de seus limites para comprar.

O mercado está sempre alienando a mente dos indivíduos para que assim esses queiram comprar coisas das quais não necessitam.

Esse processo é denominado consumismo desenfreado e é uma das principais atitudes que podem te deixar mais pobre.

2. FORMAS CARAS DE ENTRETENIMENTO

Se divertir não é um direito apenas dos ricos, mas pessoas que possuem uma condição financeira mais complicada devem se preocupar com formas de entretenimento mais baratas, pois esse é um dos principais motivos que endividam e comprometem ainda mais o seu orçamento.

Os shoppings e centros comerciais são pratos cheios para gastar dinheiro, vitrines chamativas, uma roupa que pode ficar muito boa em você.

Nas praças de alimentação você pode encontrar lanchonetes com vários alimentos saborosos e essa é uma armadilha difícil de ser driblada, por isso a melhor forma de evitar gastar com coisas das quais você não precisa é evitando esse tipo de lugar.

3. ACÚMULO DE CONTAS

Infelizmente ainda temos a mania de acumular as contas e dizer que depois pagamos, damos prioridade a coisas menos importantes e daqui a pouco está lá, uma pilha de contas a pagar.

Quando fazemos isso, fica mais complicado se livrar delas, e vale lembrar que conta parada significa multas e juros, ou seja, você irá precisar de mais dinheiro do que se houvesse pagado sua conta antes da data de vencimento.

Algumas pessoas chegam ao ponto de recorrer a empréstimos, esse é um risco que você não pode correr, pois está na lista das atitudes que devem ser evitadas para não ficar mais pobre.

4. NÃO DÁ VALOR ÀS MOEDAS

Os ricos são ricos porque não desprezam nada, as moedas por menor valor que tenham são de grande importância.

Se você não deseja ficar mais pobre então guardar em uma poupança e pedir ajuda dos “porquinhos” são ações que podem te ajudar muito.

Quando você não dá importância às moedas, seja ela de qualquer valor, você estará perdendo uma quantia importante que poderia te ajudar no futuro.

5. USAR MUITO O CRÉDITO

Eu sei, essa é uma forma de pagamento que às vezes é difícil não utilizar, mas quando você pensar em usar um cartão de crédito pense da seguinte forma, você precisa mesmo comprar?

Se precisa, só pode ser agora? Eu posso tentar pagar de outra forma? Nunca use o cartão de crédito somente por usar.

Você está utilizando um dinheiro que ainda não tem, afinal, se tivesse a quantia não precisaria pagar em forma de crédito.

Essa é uma atitude que pode prejudicar muito os seus planos de poupança, se possível prefira pagar no débito ou em dinheiro e principalmente evite parcelar.

6. JOGAR E APOSTAR

Não caia na frase de quem não joga não ganha, pode até ser verdade, mas pense em quanto você perde investindo em apostas e jogos e levando em consideração a quantidade de pessoas que jogam é mais fácil você ficar no vermelho do que ganhar na Mega-Sena.

Por isso, é bem mais em conta para você fazer uma poupança, guardar ou investir seu dinheiro em algo realmente concreto do que apostar em jogos.

7. NÃO ANOTAR OS GASTOS

Tudo que entra e sai deve ser contabilizado para que nenhum gasto ou ganho seja perdido de vista.

Quando anotamos tudo que temos ou que gastamos em uma planilha de torna mais fácil analisar a situação financeira em que nos encontramos.

É importante utilizar sempre um bloquinho ou planilha e anotar os gastos no mercado, as contas básicas como de luz e água e criar uma relação com o quanto você ganha por mês e quanto você gasta.

CONCLUSÃO

Ser pobre não é uma opção, afinal todos desejam ter uma boa condição de vida, mas existem muitas atitudes que podem ser evitadas para que você fique longe do vermelho.

Investir em educação financeira é importante pois você consegue ter uma visão mais ampliada dos seus gastos e assim consegue controlar sua situação financeira.

Com um bom planejamento e cuidados básicos é possível evitar se afogar em dívidas e dependendo da situação você pode até conseguir guardar uma grana a mais no fim do mês, tudo isso depende da forma como você gasta e organiza o seu dinheiro.

Posts relacionados
As pessoas mais bem-sucedidas
As pessoas mais bem-sucedidas Observamos o cenário do nosso país, as poucas oportunidades
Hábitos que te fazem perder dinheiro
Hábitos que te fazem perder dinheiro É comum de todo trabalhador receber seu pagamento, pagar as contas,
Empreendedorismo — Como se tornar um bom empreendedor
Empreendedorismo — Como se tornar um bom empreendedor Atualmente, o assunto mais comentado no mercado de negócios é
O Poder do NÃO para Enriquecer
O Poder do NÃO para Enriquecer Todo mundo quer enriquecer. Com as pressões da sociedade para

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *