11 Dicas de como Economizar

Dicas
date_range 17/04/2019
chat_bubble 0

Nos tempos de crise, economizar dinheiro é quase um desafio impossível, o salário é baixo e dificulta a economia.

Entretanto, se considerarmos os gastos desnecessários que temos todos os dias, veremos que existem sim formas simples de economizar e ainda fazer com que sobre um dinheiro no fim do mês.

Para começar a fazer uma economia não é necessário passar fome nem fazer grandes esforços, a partir de uma reeducação financeira e de mudanças de hábito é possível economizar mais dinheiro do que você imagina.

1. ANOTE SEUS GASTOS

Saber o quanto está saindo do seu bolso é essencial para evitar gastar mais do que pode, por isso, anote todos os gastos, até as menores despesas devem ser consideradas.

2. GUARDE AS NOTAS FISCAIS

Sempre que fizer qualquer tipo de compra, guarde as notas fiscais para que fique mais fácil anotar as despesas e calcular todo o dinheiro gasto mensalmente, assim fica mais fácil fazer um plano de economia.

3. CORTE OS LUXOS

Se você pretende economizar dinheiro e sair do vermelho, a forma mais simples e conhecida é cortando os gastos desnecessários.

No inverno deixe o ar-condicionado desligado, opte por formas de lazer mais baratas, ao invés de passeios no shopping, prefira ir a parques e praças.

4. COMPRE À VISTA

A possibilidade de comprar parcelado tem sido o motivo de endividamento de muitas pessoas, por isso, sempre que possível, compre com o dinheiro.

O cartão de crédito deve ser evitado ao máximo, avalie a situação e veja se você realmente precisa comprar alguma coisa, se a resposta for não, então, é melhor evitar comprar por um tempo.

5. VENDA COISAS USADAS

Se você está cheia de roupas no seu guarda-roupa, e já não as usa mais é hora de vender, a mesma coisa serve para objetos e acessórios que você não precisa ou não quer mais.

A venda de bugigangas pode ajudar você a adquirir um dinheiro extra para pagar as contas pendentes e economizar dinheiro.

6. SAIA DA ACADEMIA

Se você frequenta a academia, saiba que ela pode ser um dos motivos pelos quais você não consegue economizar dinheiro.

Existem ótimas opções para os amantes de exercícios não ficarem no sedentarismo e gastando nada de dinheiro.

Faça caminhadas, na maioria das cidades existem praças que dispõe de instrumentos para a prática de exercício físico, além de ser muito mais prazeroso do que ficar preso na academia.

7. APROVEITE AS MILHAS AÉREAS

As milhas aéreas são uma ótima opção para os amantes das viagens, mas que estão sem condições de dar uma volta em outra cidade ou país.

As milhas aéreas nada mais são do que pontos que você consegue quando faz alguma compra em cartões de crédito que oferecem programa fidelidade.

Esses pontos são convertidos em milhas aéreas que servirão como desconto em passagens aéreas.

8. EVITE COMER FORA

O ato de comer em restaurantes atrapalha muito aquelas pessoas que precisam ou querem fazer uma economia.

No restaurante self-service, por exemplo, fica muito mais difícil controlar a gula e acabamos ultrapassando um valor absurdo em apenas uma porção.

Quando for para o trabalho ou escola, opte em levar as marmitas feitas em casa, além de saber o que você está comendo, é uma comida do seu gosto e não há motivos para se preocupar com os gastos do restaurante.

9. PAGUE AS DÍVIDAS

Como economizar se não há o que econômica? Entenda, para começar um plano econômico é preciso se livrar das dívidas pendentes.

Quanto mais contas você tiver acumuladas, mais difícil será para você fazer uma economia ou juntar dinheiro em uma poupança.

 10. COMPRE MEDICAMENTOS GENÉRICOS

Os remédios genéricos são uma opção mais barata em casos de problemas de saúde, além disso, esses medicamentos possuem a mesma eficácia dos remédios originais e possuem um preço mais acessível.

11. FUJA DAS PROMOÇÕES

Quem é que nunca foi enganado por falsas promoções?

Por isso é preciso tomar cuidado com esse tipo de propaganda, pesquise sempre o preço dos produtos, avalie o preço de um mesmo produto em várias lojas e veja se a promoção realmente pode ser considerada.

CONCLUSÃO

A educação financeira é algo que deve ser ensinado desde cedo para que, no futuro, não haja problemas com dinheiro, ter disciplina e autocontrole é super importante para evitar dívidas desnecessárias.

Existem dezenas de opções para continuar aproveitando o melhor que o dinheiro pode oferecer, mas, evitando os aperreios.

Espero que esse artigo tenha ajudado você, investir em educação financeira é como fazer um ajuste nos hábitos de vida que nos são prejudiciais.

Posts relacionados
Acumule milhas e viaje de graça – Cartões que mais acumulam milhas
Acumule milhas e viaje de graça – Cartões que mais acumulam milhas É possível que você já tenha visto pessoas que viajam pelo mundo
Hábitos que te fazem perder dinheiro
Hábitos que te fazem perder dinheiro É comum de todo trabalhador receber seu pagamento, pagar as contas,
Empreendedorismo — Como se tornar um bom empreendedor
Empreendedorismo — Como se tornar um bom empreendedor Atualmente, o assunto mais comentado no mercado de negócios é
O Poder do NÃO para Enriquecer
O Poder do NÃO para Enriquecer Todo mundo quer enriquecer. Com as pressões da sociedade para

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *