Aprenda a viver com 50% da sua renda

Planejamento
date_range 05/04/2019
chat_bubble 0

Sei que o título do artigo já causa um frio na barriga e automaticamente você pensa “Como vou conseguir viver com metade da renda?”

Mas se acalme, o fato de ser difícil não quer dizer que é impossível, pense que você está investindo em algo maior, como economizar para a casa própria ou o carro dos sonhos.

Ao viver com metade da renda, você constrói um patrimônio. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que você não é dependente de ninguém em questão financeira.

Se você precisar viajar urgentemente por uma guerra civil que se iniciou, não terá impedimentos financeiros. Achou um pouco surreal?

Então… se alguém que você conhece adoecer ou precisar de ajuda, você terá o dinheiro e não se prejudicará ajudando outras pessoas.

Se você ainda acha que é bobagem, seu primeiro passo para conseguir viver com metade da renda é mudando seu pensamento.

Após a leitura deste artigo e do passo a passo, você que acredita e que não acredita, terá certeza de que é possível viver bem com pouco.

1.COMPARE SUA RENDA COM SEUS GASTOS

Antes de começar a economizar, você terá que fazer uma lista constando sua renda e seus gastos.

Nessa comparação, deverá ficar evidenciado se seus gastos são maiores ou menores que sua renda e se forem maiores, você terá uma maior dificuldade para economizar.

Lembrando que nessa lista deve constar apenas os itens que são necessários para sua vivência diária, itens essenciais.

Se seu custo de vida é alto, mas sua renda é baixa, você terá que procurar uma forma de melhorar isso.

Procure um emprego melhor, uma forma de renda extra ou faça cursos profissionalizantes para complementar seu currículo e assim, aumentar suas possibilidades no mercado de trabalho.

E se sua meta é economizar, esqueça cursos pagos ou caros, atualmente existem escolas e empresas reconhecidas que fornecem cursos profissionalizantes gratuitos e ainda fornecem certificado.

2.ENVOLVA SEUS FAMILIARES

O próximo passo para você conseguir viver com metade da renda é abrir para sua família a sua intenção de economizar, assim eles contribuirão para você obter sucesso.

Pense que se você economiza, sua família inteira também estará sendo beneficiada, isso porque vocês poderão planejar a compra de um carro  ou uma viagem juntos.

Se você não falar nada, eles só irão te pedir as coisas e ficar 1 hora no chuveiro, além de deixar as luzes e a televisão ligados o dia inteiro. Ao conversar, isso passará a ser uma economia não apenas sua, mas de todos e no final, todos sairão ganhando.

3.ELIMINE TODOS OS GASTOS DESNECESSÁRIOS

Você listou sua renda e seus gastos, conversou com todos que moram com você e agora está pronto para começar a viver com metade da renda.

Analise sua listagem feita e pense com sinceridade quais não são realmente necessários e os elimine sem dó.

Adianto que vai doer eliminar aquela carne mais cara, ou as roupas de marca, mas é necessário.

Uma outra dica para eliminar gastos desnecessários, é comprando em promoção. Hoje, a maioria dos supermercados têm aplicativos que avisam os produtos em promoção.

Ao invés de cortar todos os gastos, como o edredom novo, você pode comprar por um preço menor. Mas as roupas de marca, sentimos dizer, terão que ser eliminadas.

4.FAÇA INVESTIMENTOS COMO FORMA DE RENDA EXTRA

É possível que você tenha pensado se irá conseguir deixar guardado metade da sua renda sem mexer, mas se deixar na sua conta corrente com certeza você irá gastar.

Existem formas de investimento que você pode aplicar todo o dinheiro economizado, assim você se sentirá mais motivado ao ver a proporção do rendimento.

Uma indicação de investimento é o Título do Tesouro Direto – Título Selic. Ele tem rendimento diário de 6,6% (atualmente).

Você não corre nenhum risco de perda e se pode resgatar quando quiser, se está fazendo essa economia para uma viagem, será o investimento ideal.

Além disso, você não irá apenas viver com metade da renda, mas irá também investir na renda economizada.

Se algum imprevisto acontecer, você poderá utilizar o valor rendido na Selic sem prejudicar seu valor inicial. E lembre-se de usar o dinheiro apenas para emergências.

CONCLUSÃO

Viu só como não é difícil viver com metade da renda? Basta que você tenha apoio e comprometimento com seu objetivo. Pense sempre que no fim, será você quem está ganhando.

Posts relacionados
As pessoas mais bem-sucedidas
As pessoas mais bem-sucedidas Observamos o cenário do nosso país, as poucas oportunidades
Hábitos que te fazem perder dinheiro
Hábitos que te fazem perder dinheiro É comum de todo trabalhador receber seu pagamento, pagar as contas,
Empreendedorismo — Como se tornar um bom empreendedor
Empreendedorismo — Como se tornar um bom empreendedor Atualmente, o assunto mais comentado no mercado de negócios é
O Poder do NÃO para Enriquecer
O Poder do NÃO para Enriquecer Todo mundo quer enriquecer. Com as pressões da sociedade para

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *